sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Ciência diz que uma música do Queen é a música mais inspiradora da história

Foto: Alan Perry, 1979. Obtida no site oficial do Queen em http://www.queenonline.com/features.

Sou um fã do Queen desde que me lembro e ouço suas músicas diariamente. E curto cada nova referência ao trabalho da banda inglesa e de seus integrantes. Por exemplo, sigo o trabalho do Brian May como astrônomo e divulgador de temas correlatos.

Hoje, li uma publicação interessante na revista digital Whiplash (whiplash.net), que traz os resultados de uma pesquisa da Universidade de Groningem, na Holanda, realizada em 2015, e que retornaram a aparecer em alguns sites e redes sociais.

A pesquisa em questão teve o intuito de mensurar as sensações de prazer ao se ouvir determinada música e concluiu que "Don't Stop Me Now" pode ser classificada como a música mais inspiradora da história.

Recomendo a leitura da matéria no site da Whiplash, inclusive para conhecer a fórmula que foi usada para mensurar as sensações de prazer ao se ouvir determinada música:

- Queen: "Don't Stop Me Now" é a música mais inspiradora, diz a ciência: https://whiplash.net/materias/news_758/297244-queen.html




sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Biografia autorizada de Raul Seixas chega ainda este ano

Segundo o site de Igor Miranda (www.igormiranda.com.br), chega às livrarias, em agosto de 2019, mês em que a morte do cantor completará 30 anos, a biografia autorizada de Raul Seixas, que tem autoria de Carlos Minuano e que contou com o apoio da família do ídolo.

Várias são as publicações que contam a vida de Raul. O Raul Rock Club, fã-clube oficial do cantor, tem uma lista com vários livros para que você veja quantos livros na estante (link no final desse post). Outros tantos podem ser encontrados em livrarias (Amazon, Saraiva, Cultura etc.) e sebos virtuais (Estante Virtual, Mercado Livre etc.).


Referências:
Site de Igor Miranda: https://www.igormiranda.com.br/2019/02/biografia-raul-seixas-tina-turner.html.
Lista de livros do Raul Rock Club: https://raulsseixas.wordpress.com/livros-publicados/.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Escrever um livro

Decidi escrever e publicar um livro.

Deve ser uma daquelas vontades que surgem quando o cara tá chegando perto dos 50. É o meu caso. Faço 50 anos daqui a 20 dias. Exatamente 20 dias.

Também decidi encurtar o caminho e utilizar algo que eu escrevi há algum tempo, que foi um trabalho de conclusão de um MBA que concluí em 2012. E devo fazer o mesmo com os outros TCC que produzi em minha "carreira acadêmica".

Decidi pelo TCC de 2012 por ter sido bastante elogiado, na época, pela banca examinadora, composta por advogados da assessoria jurídica regional do Banco do Brasil. Os elogios foram seguidos de sugestões para que o trabalho fosse publicado pois entendiam que o tema era novo e sem similar no mercado editorial.

Hoje, eu penso que deixei passar uma boa oportunidade. Caso eu tivesse publicado aquele estudo, em 2012, possivelmente não teria parado de produzir conteúdo similar. Mas, são águas escuras passadas.

O livro versará sobre auditoria interna e a possibilidade de se auditar o departamento jurídico de uma empresa. Comecei a me interessar pela pesquisa sobre o tema da auditoria em processos judiciais em 2011, quando iniciei o MBA. Naquela época, eu era auditor interno do Banco do Brasil e tinha participado da elaboração e execução de um grande e abrangente trabalho de auditoria na Diretoria Jurídica da empresa. Encontramos forte resistência daquela área, que não estava acostumada com avaliações feitas por outros setores.

Criei um outro blog para tratar especificamente dessa tentativa de escrever livros, o Escrevendo em Águas Escuras. Você o encontra em https://escrevendoemaguasescuras.blogspot.com/.