quarta-feira, 18 de outubro de 2023

Escrever um livro - Parte 2

Imagem gerada por AI, usando o Leonardo.ai (https://app.leonardo.ai/)

Decidi escrever e publicar um livro.

Escrevi esta frase pela primeira vez aqui, neste mesmo blog, em 7 de fevereiro de 2019 (veja aqui). 😬

Naquela época, parecia apenas uma dessas vontades que surgem quando alguém se aproxima dos 50 anos. E, bem, era exatamente isso! hehehe! Acabei deixando esse projeto de lado por conta de uma série de acontecimentos, os quais não vale a pena mencionar agora.

Naquele momento, pensei em utilizar o trabalho de conclusão do meu MBA, entregue em 2012 e muito elogiado na época pela banca examinadora, inclusive com a indicação de que deveria ser publicado, dada a carência de obras sobre o assunto (auditoria em departamentos jurídicos). Não abandonei completamente essa ideia (até porque já havia produzido muito para esse propósito), mas minha atenção foi redirecionada para o papel dos conselheiros fiscais em clubes esportivos.

Como compartilhei aqui neste blog (veja aqui), fui eleito Conselheiro Fiscal do Esporte Clube Bahia para o mandato de 2023 a 2026, retornando à casa depois de três anos (também fui Conselheiro Fiscal no mandato 2017-2020). Esse retorno me fez resgatar outro projeto que havia começado há tempos: o Manual do Conselheiro Fiscal em Clube Esportivo (😏ok, prometo me esforçar um pouco mais para ser criativo ao nomear os livros... hehehe).

A proposta do Manual é oferecer tanto conhecimentos teóricos quanto práticos para o desenvolvimento das atividades nos conselhos fiscais de clubes esportivos nacionais, desde sua implantação até exemplos de ferramentas para auxiliar o trabalho dos conselheiros. Espero poder atingir esses objetivos.

Planejo compartilhar aqui e no LinkedIn alguns resumos de partes do livro. Espero que apreciem e que isso possa proporcionar boas oportunidades para discussões e comentários sobre o assunto.








segunda-feira, 9 de outubro de 2023

Um Novo Capítulo no Conselho Fiscal do Esporte Clube Bahia

Um Novo Capítulo no Conselho Fiscal do Esporte Clube Bahia



É com grande entusiasmo que anuncio meu retorno ao Conselho Fiscal do Esporte Clube Bahia para o mandato de 2023 a 2026. Tive a honra de fazer parte deste importante órgão durante o mandato de 2017 a 2020 e testemunhei o nosso amado clube superar desafios significativos.

Hoje, enfrentamos um novo capítulo em nossa história, especialmente após a venda do departamento de futebol ao City Football Group. Diante dos enormes desafios que se apresentam, incluindo a definição de novo foco para o Clube e a gestão das receitas em meio a grandes desafios financeiros, a função do Conselho Fiscal torna-se ainda mais crucial.

Acredito firmemente na importância do Conselho Fiscal como pilar fundamental para a evolução da governança de nosso clube. Nosso papel será vital na garantia da transparência, integridade e sustentabilidade financeira. Comprometo-me a contribuir com ética, esmero técnico e, acima de tudo, com um olhar voltado para a perenidade do Esporte Clube Bahia.

Estou pronto, junto aos demais membros do Conselho Fiscal - Márcio Vilaça Paiva, Bruno Tito Pereira, Osvaldo José Celino Ribeiro e Alison Luís Santana Silva - para enfrentar os desafios que estão diante de nós, confiante de que, juntos, conseguiremos auxiliar o Bahia em direção a um futuro ainda mais brilhante.

Agradeço a confiança dos Conselheiros Deliberativos, sócios e torcedores do Bahia e estou à disposição para ouvir suas ideias e preocupações.

Saudações tricolores! E BBMP! 🔵⚪
🔴